Author Topic: EDWARD SNOWDEN SERÁ USADO?  (Read 2769 times)

0 Members and 1 Guest are viewing this topic.

Offline mayya

  • Administrator
  • *****
  • Posts: 7874
EDWARD SNOWDEN SERÁ USADO?
« on: August 18, 2013, 19:10:05 PM »


Disclaimer : This article has been translated by a volunteer translator. Neither WikiLeaks nor The WikiLeaks Discussion Forum shall be held accountable for errors. The reader is welcome to check him/herself the original source linked below, and to comment if there is an error or misinterpretation. If an error is identified we shall endeavour to correct it.

 "Este artigo foi traduzido por um tradutor voluntário. Nem a WikiLeaks, nem o Fórum de Discussão do WikiLeaks será responsabilizado por erros. O leitor é bem-vindo para verificar por si mesmo a fonte original no link abaixo e comentar se há um erro ou interpretação errônea. Se um erro for identificado nos esforçaremos para corrigi-lo."
 
Translated by : GUIDO FAWKES


EDWARD SNOWDEN SERÁ USADO?

Disputa violenta sobre o denunciante

Uma violenta disputa aparentemente foi desencadeada nessa área sobre o futuro de Edward Snowden. Seu pai acusa o WikiLeaks de aproveitar-se dele e tem esperanças de que o filho retorne.


 
Edward Snowden (d) e a funcionária do Wikileaks Sarah Harrison (e) no aeroporto de Moscou. (Foto: DPA)
 
Em algum lugar nas vastas extensões da Rússia, esconde-se Edward Snowden. Sobre o esconderijo do ex-funcionário de inteligência e um homens mais procurados do mundo nada se sabe.  A Rússia concedeu-lhe asilo por um ano, assim ele deve ser renegociado. Então o que acontecerá a Edward Snowden no verão de 2014? Entre as três posições, nas quais o denunciante se colocará deve haver forte atrito.

 
De um lado, o pai de Edvard, Lon Snowden tenta encontrar com sua equipe legal americana a melhor estratégia de defesa para finalmente trazer seu filho de volta, talvez até mesmo para os Estados Unidos. A empresa perigosa, quando se pensa na sentença draconiana de outro conhecido Denunciante Bradley Manning.

De outro lado, estão ativistas da plataforma de denúncia Wikileaks que têm excelentes contatos com Snowden. Isso diz respeito especificamente a Sarah Harrison. Já durante o tempo em que Snowden permaneceu na área de trânsito do aeroporto de Moscow, Sheremetyevo, a mulher britânica de 31 anos de idade não deixou o seu lado. Tanto quanto se sabe, Harrison transformou-se ao longo de alguns anos como estagiária em um dos colaboradores mais próximos do fundador do Wikileaks, Julian Assange e é provavelmente uma das poucas pessoas que sabe onde o denunciante está escondido.
A terceira conexão da confiança de Snowden é o jornalista do "Guardian" Glenn Greenwald, que estabeleceu a plataforma para as revelações de Snowden no jornal britânico.
O Wikileaks abusou de Edward Snowden?

De acordo com informações do " Wall Street Journal ", Edward Snowden e seu pai Lon conversaram via chat recentemente através de uma conexão Internet criptografada. Deve ter sido principalmente sobe o futuro do denunciante. A iniciativa foi de toda a equipe jurídica de Lon Snowden - contra a vontade do advogado russo de Edward, Anatoly Kucherena que teme pela segurança de seu cliente.
Assim, Lon Snowden parece não se preocupar com tais congecturas. Segundo o relatório, ele atrapalha bastante as intenções das outras partes e não confia no WikiLeaks e Greenwald em relação ao caminho: "Com relação a isso, achamos que as pessoas que têm um impacto sobre Ed [Edward Snowden], abusam dele em seus próprios interesses", disse o porta-voz de Lon Snowden, o advogado Bruce Fein.

A acusação: O Wikileaks e Glenn Greenwald quer fazer dinheiro em cima de Edward Snowden. A plataforma de exposição vende camisetas em sua Loja on-line  com a imagem do denunciante, ao preço de 21 dólares ou mais. Ali também estão disponíveis canecas Snowden. Em 9 de Agosto o Wikileaks iniciou uma campanha para angariar fundos para Snowden. Para a ação "Fundo de Defesa para a Proteção de Fonte Jornalística", desde então foram angariados cerca de12,000 dólares.

No entanto, Edward Snowden parece confiar no WikiLeaks. Ele publicou declarações na plataforma após seu pedido bem-sucedido de asilo na Rússia, antes e depois do anúncio de uma Reunião com ativistas de direitos humanos na área de trânsito do aeroporto. Sobre as acusações dos advogados de Lon Snowden ao Wikileaks ele não se expressou até o momento.
Dinheiro para entrevista com a NBC
Também o reporter do "Guardian", Glenn Greenwald é acusado pela equipe de advogados de Lon Snowden de querer ganhar dinheiro com Edward. Ele teria tentado vender a várias emissoras de TV uma entrevista exclusiva com o denunciante da NSA. Greenwald desmentiu as acusações diretamente, mas de acordo com o "Wall Street Journal" ter mantido conversas informais com a emissora americana NBC. Mas estas teriam sido uma iniciativa da NBC.
"Não houve qualquer negociação. Eu nada ofereci a pessoa alguma. Eu não procurei a NBC. Eles entraram em contato comigo e fizeram uma oferta ", informou Greenwald. Segundo a oferta seria em torno de 50.000 dolares por uma entrevista de Snowden produzida por ele mesmo. Um porta-voz da NBC disse, ao ser perguntado pelo "Wall Street Journal" que tinha decidido contra essa entrevista porque ela desviaria o debate público sobre a vigilância e privacidade.


Michael Rebmann, N24

16.08.2013 | 13:10 Uhr